A ACIRP

 

Em 17 de outubro de 1920, a Associação Comercial de São José do Rio Preto foi fundada com a missão de congregar a classe empresarial da cidade, defendendo seus interesses. Autêntico fórum de debates, a Acirp atravessou o século 20 tornando-se a porta-voz empresarial mais representativa da região Noroeste Paulista.

Em todos os seus momentos, esteve à frente de lutas memoráveis em defesa do progresso dos empresários, com participação decisiva na vida econômica, política e social de São José do Rio Preto.

Nos tempos antigos até os dias de hoje, a Acirp participa de decisões fundamentais para o desenvolvimento de São José do Rio Preto. A entidade, por muitas vezes, teve papel de Secretaria de Comércio e Indústria, e também encabeçou muitas lutas em prol da melhoria econômica da cidade.

Acompanhando passo a passo as mudanças da economia, a globalização e as transformações da sociedade brasileira, a Acirp congrega nos dias de hoje grandes, médias, pequenas e micro empresas ligadas as mais diferentes atividades econômicas. São mais de quatro mil associados no comércio, indústria, prestação de serviços e agronegócio. Sua atuação baseia-se em uma estrutura de prestação de serviços aos seus associados, com a filosofia de contribuir para o sucesso na gestão dos negócios.

Entre seus mais diversos serviços de apoio ao empresariado, destacam-se a geração e o fornecimento de informações, por intermédio do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). A Acirp oferece ainda aos associados convênio médico e odontológico, consórcio de veículos e linhas de crédito para os empresários.

Para atender aos bairros da região norte, a Acirp criou a Distrital Norte, a primeira de muitas que virão, da zona sul à região central atendendo às necessidades do empresariado.

 


Imagem de São José do Rio Preto em 1942
(Imagem cedida pelo historiador Lelé Arantes)

 

Perfil da ACIRP  

 

Data de fundação: 17 de outubro de 1920

Primeiro presidente: Alfredo Pimentel

Nº de ex-presidentes: 34

Presidente com mais tempo de gestão: Waldemar de Oliveira Verdi (1958, 1959, 1960, 1961, 1964/1965 e 1966/1967)

Primeira mulher presidente: Iolanda Bassitt

Número de associados: 3.720 mil

Quem são associados: comércio, indústria, prestadores de serviço e agronegócio. É a associação mais antiga do interior do Estado de São Paulo, segundo a Federação das Associações Comerciais do Estado (Facesp).

 

Perfil dos Presidentes  

 

1º Presidente - 1920

Alfredo Pimentel foi professor, comerciante e um dos fundadores da Associação Comercial, sendo nomeado presidente da primeira diretoria, em 1920. Pimentel era dono de uma casa de secos e molhados e foi um dos primeiros comerciantes a possuir uma linha telefônica na cidade. Em 1922, Pimentel colocou em circulação o jornal Diário de Rio Preto, que foi destruído dois anos depois por fazer denúncias contra os coronéis da Velha República.

 

Atual presidente – Gestão 2016/2018

Paulo Tadeu de Oliveira Sader é empresário do ramo do Agronegócio, Paulo Sader é heveicultor, canavieiro e citricultor. Foi Secretário Geral da Acirp na gestão da presidente Adriana Neves e foi o 1º Diretor de Sustentabilidade Empresarial da entidade, na gestão do então presidente Mauricio Bellodi, sendo o responsável pela redação do Código de Ética da Acirp. Na gestão do então presidente Luiz Carlos Bianchini, Sader foi o segundo coordenador do Núcleo de Citrus. É Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie. Especialista em Gestão em Agribusiness pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas/Escola Brasileira de Administração Pública. Participou do 4º curso de Extensão Universitária do Programa Formação de Profissionais para a Área Financeira realizado com apoio da fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, pelo CODIMEC - Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais.